WhatsApp Pagamentos

O WhatsApp escolheu o Brasil como o primeiro país a utilizar o novo recurso de pagamentos pelo aplicativo. A nova modalidade está disponível para os sistemas Android e IOS (iPhone) nas versões de contas pessoais e comerciais (business) do WhatsApp.

O que é o WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay (payments)?
É um recurso de pagamentos pelo aplicativo, isso é, é possível fazer transferências de dinheiro pelo WhatsApp ou pagamentos. Os usuários poderão enviar ou receber dinheiro para amigos ou familiares, além de efetuar pagamento de compras ou serviços pelo WhatsApp Business. O pagamento é recurso exclusivo do aplicativo versão Business.

Para usar o recurso, o usuário terá que configurar um cartão de débito ou crédito de um dos bancos ou bandeiras parceiros do Facebook Pay. A plataforma não cobra nenhuma taxa de serviço, mas os bancos e as operadoras de cartão de credito podem cobrar taxas. Inicialmente serão aceitos apenas cartões de débito ou crédito de bancos parceiros, são eles: Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e conta digital Woop com as bandeiras Visa ou Mastercard. Todas as transações serão feitas pela Cielo. Outros banocs podem fazer parte em breve, rumores dizem que já existem negociações em andamento.

O recurso estará disponível em todos os aplicativos do grupo, isso é, Facebook e Instagram além do WhatsApp. Junto com o WhatsApp Pagamentos teremos no Brasil o lançamento da carteira virtual do Facebook e do Messenger.

O envio de dinheiro será gratuito entre duas pessoas físicas e algumas restrições serão exigidas: apenas cartões de débito serão aceitos e limite de R$ 1.000,00 por transação. O limite mensal será de R$ 5.000,00 e no máximo 20 transações também por mês.

Já as empresas (pessoas jurídica) serão cobradas. O Facebook cobrará uma taxa de 3,99% sobre o valor da transação que usem o recurso pelo WhatsApp Business. Para os usuários do WhatsApp Business que desejam usar este recurso, devem habilitar suas contas para receber pagamentos por vendas feitas pelo app e aceitar os termos do serviço, criar uma conta Cielo e o acordo de vendedor.

O WhatsApp garante total segurança e privacidade das informações, que são os bancos que mantêm registro de todas as transações. No extrato bancário deverá aparecer como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro.

Importante observar que é preciso configurar o Facebook Pay para enviar e também para receber o dinheiro.

Como configurar o Facebook Pay no seu WhatsApp Business:
Clique em “Configurações” + “Pagamentos” + “Serviços” + “Facebook Pay”. Após, selecione “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar”. Depois de aceitar os termos de serviço, crie ou cadastre a sua conta Cielo e boas vendas. Para o WhatsApp Business não haverá limites de transações, o objetivo é potencializar as vendas dos comerciantes, profissionais autônomos e empresários que usam o app.

Jaques Grinberg é consultor de empresas e palestrante especialista em Vendas e Marketing. MBA em Marketing na Fundace USP, curso de Gestão de Pessoais no IBMEC, Teatro Executivo na Faap, Coaching na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Formação Profissional em Hipnose Clínica pelo IBFH, Certificação Internacional em PNL, Técnicas de Negociação no Dale Carnegie, entre outros diversos cursos. Conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias nos principais jornais do país, rádios e TV, foi capa da revista Exame PME edição 40, participou como consultor convidado do programa PEGN da Globo e é caso de sucesso no site Sociedade de Negócios do banco Bradesco. É também autor do best-seller 84 Perguntas que Vendem e autor e coautor em outros 21 livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp